ENTRE O PRESCRITO E O REALIZADO: A ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Autores

  • Maria Sílvia Pinto De Moura Librandi Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP
  • Rosangela Benedita Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p262-283

Palavras-chave:

Ensino fundamental de 9 anos, atividade lúdica, políticas públicas.

Resumo

O trabalho consiste na análise dos 10 anos de experiência com a implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos (EF9A) em Itajubá, município do estado de Minas Gerais, a fim de averiguar os modos pelos quais políticas públicas são implantadas e implementadas no Brasil. A lei 11.274/2006 oficializou o EF9A em âmbito nacional; resoluções, relatórios e documentos orientadores foram publicados e pesquisas cientificas demonstram dificuldades em efetivar as prescrições governamentais, sobretudo em relação à inserção de atividades lúdicas no currículo ofertado ao 1º ano. O material empírico se constituiu por entrevistas semiestruturadas com 5 Coordenadores Pedagógicos, com diferentes tempos de experiência com o EF9A, perscrutando (i) a participação e envolvimento dos entrevistados no processo de ampliação do EF no município, (ii) a construção do currículo para o 1º ano e (iii) concepções e inserção da atividade lúdica no cotidiano escolar. As análises realizadas permitiram concluir que a dificuldade em atender as leis e prescrições deve-se à fragilidade teórica, ao aligeiramento e sobreposição de informações das instâncias superiores. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a revisão dos modos pelos quais novas políticas públicas são implantadas e implementadas no Brasil.

Biografia do Autor

Maria Sílvia Pinto De Moura Librandi Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981). Possui mestrado (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, orientando dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Tem artigos publicados em revistas científicas de seletiva política editorial.

Rosangela Benedita Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP

Rosangela Benedita Ribeiro. Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá/Centro Universitário de Itajubá (2006). Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena. É mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas, é integrante da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do referido programa no Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. Docente no curso de Pedagogia no Centro Universitário de Itajubá.

Publicado

2017-11-19

Como Citar

ROCHA, M. S. P. D. M. L.; RIBEIRO, R. B. ENTRE O PRESCRITO E O REALIZADO: A ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 27, n. 55, p. 262–283, 2017. DOI: 10.18675/1981-8106.vol27.n55.p262-283. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9480. Acesso em: 4 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos