Um enfoque ergonômico para a Educação Física.

Autores

  • Carlos Alberto Anaruma Laboratório de Biodinâmica, Departamento de Educação Física, IB/UNESP, Rio Claro, SP
  • Raquel Aparecida Casarotto Faculdade de Fisioterapia, Universidade de São Paulo - USP, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/6546

Resumo

O desempenho humano tem sido objeto de muitas áreas do conhecimento. A Ergonomia estuda o desempenho do homem em atividade, a fim de aplicá-lo a concepção de tarefas, instrumentos, máquinas e sistemas de produção (Laville, 1977), para que o homem possa desenvolver suas atividades com o máximo de conforto, eficiência e segurança.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Anaruma, Laboratório de Biodinâmica, Departamento de Educação Física, IB/UNESP, Rio Claro, SP

possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Herminio Ometto (1982) e doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, Neuro-anatomia e Aparelho Locomotor, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertrofia muscular, regeneração muscular, osteoporose, natação, exercício, ratos, anabolizantes e esteróide anabólico.

Raquel Aparecida Casarotto, Faculdade de Fisioterapia, Universidade de São Paulo - USP, SP

A Docente possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é Professora Associada em RDIDP pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Eletrotermofototerapia, Ergonomia e Educação Postural, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, fisioterapia preventiva, ultra-som e laser.

Downloads

Edição

Seção

Summary