ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR ENVIRONMENTAL JUSTICE IN THE SCHOOL CONTEXT: TEACHERS SPEECHES AND PRACTICES

Autores

  • Angélica Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Isabel Gomes Rodrigues Martins UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol13.Especial.p115-127

Resumo

In this article we discuss meanings of a teacher on the didactic treatment of a socio-environmental conflict in biology classes. The environmental conflict which concerns this study involves environmental injustice processes and results from the territorial dispute involving official bodies and a community in the neighboring region of the Jurubatiba Reservation National Park inMacaéin the state of Rio de Janeiro, Brazil. This work rests on the critical discourse studies (Critical Discourse Analysis - CDA) and privileged intertextuality manifested as an analytical dimension which suggests ways in which other texts are explicitly marked on the textual surface. Our analyzes suggest that by enunciating pedagogical practices related to environmental injustice processes, the teacher establishes ambivalent relations between conservative and emancipatory discourses of environmental education. This study lies in the defense and option to explore political dimensions of environmental education in school, based on the visibility of acute processes of environmental injustices as well ascommunity struggles and protagonisms.

Keywords: Environmental Justice. Critical Discourse Analysis. School

Biografia do Autor

Angélica Cosenza Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Sou professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possuo graduação em Ciências Biológicas (1998) e Mestrado em Educação (2004) pela UFJF. Sou doutora em Educação em Ciências e Saúde (2014) pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, tendo cumprido também parte de minha formação doutoral (2013) na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (UAB). Atuo como professora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia" (NEC/UFJF), onde coordeno o GEA- Grupo de estudos e pesquisas em educação ambiental. Atualmente também atuo como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF (mestrado acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF (mestrado profissional), parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Desde julho/2016 atuo como Coordenadora das Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFJF)

Isabel Gomes Rodrigues Martins, UFRJ

Isabel Martins é Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) da UFRJ entre 2003 e 2008 e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC (2005-2010), membro do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq (2009 -2013) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências - ABRAPEC (2009-2013) . Atualmente é professora associada IV do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela, lead editor do periódico Cultural Studies in Science Education (Springer).. Atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica e coordenando de projetos de pesquisa em rede, nacional e internacional, financiados pelo CNPq, FAPERJ, CAPES, Programa Quadro 7 da União Europeia e British Academy. Tem ministrado palestras e conferências plenárias convidadas em eventos científicos nacionais e internacionais em diversos países da Europa e América Latina, organizado eventos científicos (IX ENPEC, VIII ENPEC, IX EPEF, entre outros), servido nos conselhos editoriais de diferentes periódicos da área (Science Education (Wiley), Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação, entre outros). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de discursos curriculares e de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais identificados com práticas promotoras do letramento científico.

 

Downloads

Publicado

2018-05-14

Edição

Seção

Artigos