O Uso da Sustentabilidade como Argumento Legitimador da Artificialização da Natureza e do Social no Capitalismo Contemporâneo

Autores

  • Dweison Nunes Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Secretaria de Educação de Pernambuco, EREM Frei Otto. http://orcid.org/0000-0002-4720-4022
  • Edvânia Torres Aguiar Gomes Professora Titular Geografia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2019-13461

Resumo

Considerando os antecedentes da crise social e ambiental contemporâneas como consequências de um processo estrutural de reprodução socioeconômica cujo solo fundante está no capitalismo, este artigo busca refletir sobre as contradições que emergem do pseudo imperativo socioambiental contemporâneo – a sustentabilidade em suas várias faces – cuja naturalização tem contribuído, sobremaneira, para o aumento de desigualdades sociais e degradações ambientais de uma maneira geral. Para tanto, se recorre a autores clássicos, artigos de periódicos científicos e páginas oficiais sobre o tema por meio de pesquisas documental e bibliográficas. Observa-se que o compromisso contemporâneo de promover atividades econômicas, em alguma medida conectadas à sólida e duradoura prosperidade social e orientadas à conservação da natureza, se apresenta materialmente inconcebível. Logo, a sustentabilidade constituindo-se como mais uma estratégia no atual capitalismo, pela qual alguns agentes público-privados buscam legitimar um determinado status quo.

Biografia do Autor

Dweison Nunes Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Secretaria de Educação de Pernambuco, EREM Frei Otto.

Doutorando e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Associação em Rede PRODEMA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza - Nexus (UFPE)

Edvânia Torres Aguiar Gomes, Professora Titular Geografia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado na Universität Leipzig, Alemanha. Professora Titular da UFPE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza - Nexus (UFPE)

Downloads

Publicado

2020-05-12

Edição

Seção

Artigos