Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas

Autores

  • Andréia Carvalho Santos UFPI
  • Felipe Tote Nunes Pontes UFPI
  • Paulo César Lima Sales UFPI
  • Paulo Roberto Ramalho Silva UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-13865

Resumo

Apesar de áreas naturais protegidas serem consideradas uma importante ferramenta para educadores ambientais, o uso dessas áreas pelos professores ainda é incipiente. O presente estudo buscou examinar como professores percebem o uso de áreas naturais protegidas para a promoção de educação ambiental (EA), e avaliar o nível de relacionamento com a natureza e suas atitudes ambientais partindo do pressuposto de que estes dois fatores estejam associados à sua percepção. O estudo é de abordagem quantitativa a partir do método survey, utilizando um questionário estruturado. O questionário foi composto pela escala Nature Retadendness (RN), para verificar o nível de relacionamento com a natureza, escala New Environmental Paradigm (NEP), para avaliar as atitudes ambientais, e questões de percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Contudo, demonstraram menor apoio à prática efetiva de EA nessas áreas. Os resultados sugerem que o nível de relacionamento com a natureza não foi forte o suficiente para promover atitudes ambientais significativas, o que pode estar refletindo na forma como os professores veem o uso de áreas naturais para o ensino. Assim, diante da relevância da interação com a natureza, é imprescindível que as pessoas a vivenciem, a fim de criar laços emocionais e estilos de vida ambientalmente responsáveis.

Biografia do Autor

Andréia Carvalho Santos, UFPI

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFPI).

Felipe Tote Nunes Pontes, UFPI

Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Paulo César Lima Sales, UFPI

Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (PI).

Paulo Roberto Ramalho Silva, UFPI

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e professor do departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí UFPI.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos