Processo de ambientalização curricular e a educação para sustentabilidade no curso de Administração: o caso da Universidade do Oeste Paulista

Autores

  • Stephanie Funari Amaral Gusmão Unoeste
  • Suzana Chiai Bertolli Bertolli Unoeste
  • Alba Regina Azevedo Arana Unoeste

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-13986

Resumo

A preocupação ambiental e as ações que visam a sustentabilidade estão sendo colocadas como metas nos Planos de Logística Sustentável de diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. O potencial para formação de profissionais para o mercado regional, justifica a importância em se avaliar o modo como o curso de Administração em uma universidade do Oeste Paulista tem incorporado as problemáticas ambientais na formação de bacharéis. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de Ambientalização Curricular no curso de graduação em Administração da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente – SP.  A metodologia utilizada foi a de análise documental tendo como base o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso, planos de ensino, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso. Foi utilizada a técnica de questionário junto a coordenação do curso. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdoe pelos indicadores de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES. Os resultados indicaram que do total de planos de ensino avaliados, 13% apresentam indicadores de ambientalização curricular. Contudo, tanto a instituição quanto a coordenação do curso mostram que as ações voltadas para a sustentabilidade são praticadas na universidade e se mostram anunciadas na proposta pedagógica do curso, atendendo as características do processo de Ambientalização Curricular proposto pela Rede ACES.

Biografia do Autor

Stephanie Funari Amaral Gusmão, Unoeste

Graduada em Administração pela Universidade do Oeste Paulista e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela mesma universidade.

Suzana Chiai Bertolli Bertolli, Unoeste

Bióloga pela Universidade do Oeste Paulista, doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Rio Claro.

Alba Regina Azevedo Arana, Unoeste

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos