Percepção de funcionários em uma instituição pública acerca da gestão de resíduos sólidos e os seus riscos à saúde humana

  • Giulia Roriz dos Santos Fundação Ezequiel Dias/ bolsista
  • Júlia Tolentino Fundação Ezequiel Dias/ bolsista
  • Marcos Mol Fundação Ezequiel Dias (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento)/pesquisador https://orcid.org/0000-0002-2568-3579

Resumo

O gerenciamento incorreto dos resíduos de serviços de saúde (RSS) apresenta potencial para gerar impactos negativos à saúde humana e ao meio ambiente. Práticas corretas de segregação aliado à educação ambiental podem reduzir estes danos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma instituição pública de ciência, saúde e tecnologia sobre o gerenciamento dos RSS e seus impactos à saúde. Participaram da pesquisa 101 funcionários dessa instituição, através da aplicação de questionários. Observou-se o nível do autoconhecimento em relação à classificação dos RSS, ao descarte e a geração de resíduos e se as etapas do gerenciamento afetam a saúde humana devido ao contato físico com estes resíduos. Foi constatada  a existência de significativo conhecimento sobre o tema, mas ainda há a necessidade de continuação dos programas de conscientização e desenvolvimento de práticas adequadas ao gerenciamento de RSS.

Biografia do Autor

Giulia Roriz dos Santos, Fundação Ezequiel Dias/ bolsista

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo CEFET-MG e bolsista de Iniciação Científica da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação da Ezequiel Dias (FUNED)

Júlia Tolentino, Fundação Ezequiel Dias/ bolsista

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo CEFET-MG e bolsista de Iniciação Científica da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação da Ezequiel Dias (FUNED).

Marcos Mol, Fundação Ezequiel Dias (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento)/pesquisador

Doutor em Saneamento e Meio Ambiente pela UFMG e pesquisador da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação da Ezequiel Dias (FUNED)

Publicado
2020-09-23
Seção
Artigos