Macrotendências na Educação Ambiental Brasileira: Algumas reflexões baseadas na Teoria da Complexidade de Morin

Autores

  • Juliana Mara Antonio Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Patrícia Neumann Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2019-14287

Resumo

A Educação Ambiental, no Brasil, é um campo multi, inter e transdisciplinar do conhecimento. Apresenta várias tendências que variam de acordo com os enfoques e discursos baseados em diferentes epistemologias. Há diferentes formas de conceber e praticar a Educação Ambiental em três macrotendências relacionadas a modelos político-pedagógicos: a Conservadora, a Pragmática e a Crítica. Assim, o objetivo deste artigo é pensar sobre as macrotendências da Educação Ambiental a partir da perspectiva da Complexidade.  Para isto, apresentamos o histórico da Educação Ambiental, no Brasil, depois as três macrotendências em seus aspectos mais e menos evidenciados e, por fim, refletimos sobre tais aspectos. A Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, se atenta principalmente a problemas socioambientais que abarcam multíplices propriedades da realidade, o que permite integrar aspectos das macrotendências que se encontram fragmentados.

Biografia do Autor

Juliana Mara Antonio, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Membro do Núcleo de Educação Ambiental do Departamento de Ciências Biológicas - UNICENTRO.

Adriana Massaê Kataoka , Universidade Estadual do Centro-Oeste

Profª. Dra. do Departamento de Ciências Biológicas. UNICENTRO. R. Simeão Varela de Sá, 03 - Vila Carli, Guarapuava - PR, 85040-080, Guarapuava-PR

Patrícia Neumann, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Psicóloga e Mestra em Educação. UNICENTRO. R. Simeão Varela de Sá, 03 - Vila Carli, Guarapuava - PR, 85040-080, Guarapuava, PR.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Edição

Seção

Artigos