A Justiça Climática e Educação Ambiental nas aprendizagens do cotidiano das mulheres das comunidades tradicionais do Mato Grosso/ Brasil e Galícia/Espanha.

Autores

  • Rosana Manfrinate Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte- GPEA/UFMT
  • Michèle Sato Universidade Federal de Mato Grosso
  • Araceli Serante Pazos Universidad de La Coruña-Galícia/Espanha

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2019-14592

Resumo

No contexto das mudanças climáticas, as mulheres das comunidades tradicionais têm se apresentado como um grupo vulnerável em razão da sua ligação com a natureza e da não consideração dos seus saberes tradicionais. Assim, buscamos compreender quais são os princípios dos saberes tradicionais das mulheres dessas comunidades que compartilhados com a Educação Ambiental passem a ser um movimento de pré-existência para a Justiça Climática. A metodologia utilizada foi a Cartografia do Imaginário, especificando o elemento Ar. Entrevistamos mulheres de três comunidades tradicionais: As pantaneiras e quilombolas de Mato Grosso, no Brasil; e as mariscadoras da região da Galícia, na Espanha. Acreditamos, dessa maneira que a Educação Ambiental possa contribuir com novos pensamentos unindo-se ao conhecimento tradicional para construção da Justiça Climática.

Biografia do Autor

Rosana Manfrinate, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte- GPEA/UFMT

Graduação em História, Mestre em Educação, Analista de Meio Ambiente, Pesquisadora em Educação Ambiental. Trabalhos referentes a Educação Ambiental e gênero.

Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em ciências. Docente titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA).

Araceli Serante Pazos, Universidad de La Coruña-Galícia/Espanha

Doutora no Programa de Innovación e Investigación Educativa. Docente associada na Facultade de Ciencias da Educación Universidade da Coruña. Pesquisadora do Grupo de Política Educativa, Historia e Sociedade (UDC) Grupo de Investigación Pedagoxía Social e Educación Ambiental (SEPA-interea) (USC) Espanha.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Edição

Seção

Artigos