Atravessamentos de histórias de vida e percursos formativos de professores (as) na Educação Ambiental escolar do Distrito Federal/Brasil

Autores

  • Deise Barreto Dias Universidade de Brasília
  • Maria Rita Avanzi Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2019-14700

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Doutorado que se encontra em andamento e visa compreender a inserção e desenvolvimento de Educação Ambiental na Educação Básica do Distrito Federal/Brasil, a partir de histórias de vida de sujeitos que influenciaram e influenciam nesse processo, e identificar, em seu percurso formativo, contribuições para a formação de outros (as) professores (as) que queiram atuar com EA em contexto escolar. Para desenvolver o trabalho escolhemos por referencial teórico-metodológico o método biográfico. Considerando os atravessamentos entre histórias de vida, percursos formativos desses sujeitos e o histórico da inserção e enraizamento da EA no Distrito Federal/Brasil foi possível perceber aspectos idiossincráticos e históricos da EA no contexto escolar, identificar momentos-charneira econstruir contribuições para a Formação de Professores para atuar com EA.

Biografia do Autor

Deise Barreto Dias, Universidade de Brasília

Docente do Instituto Federal de Brasília e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília.

Maria Rita Avanzi, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Núcleo de Educação Científica do Instituto de Biologia e docente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2020-05-12

Edição

Seção

Artigos