Percepção ambiental de educadores do campo e suas influências no processo educacional em uma escola do município de Humaitá-AM

  • Albanice Souza dos Ramos UFAM
  • Larissa de Souza Saldanha UFAM
  • Eulina Maria Leite Nogueira PPGECA/IEAA/UFAM
  • Renato Abreu Lima IEAA/UFAM

Resumo

A percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo como meio que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio ambiente pelo ser humano. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental de educadores do campo e suas influências no processo educacional, na Comunidade Cristolândia em Humaitá-AM. A mesma foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo com educadores da escola Municipal Antonieta Ataíde II da rede pública de ensino. Neste sentido, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, além da observação direta que se fez necessária para estabelecer sua relação com as questões ambientais e processos educacionais. Por meio das análises dos dados verificou-se que os educadores apresentam uma visão naturalista, ou seja, percebem o ambiente de forma natural, intocável com toda sua biodiversidade. Contudo, espera-se que os resultados alcançados com esta pesquisa contribuam de forma significativa para a mudança das ações de preservação e conservação do meio ambiente na Comunidade local, onde foram detectados alguns problemas ambientais como falta de saneamento básico e a falta de coleta de lixo. Sobretudo, proporcionando subsídios para que esta veja e sinta a necessidade de preservar o meio ambiente onde se vive e principalmente a importância da mudança de hábitos e atitudes para uma melhor qualidade de vida. Além disso, os resultados desse estudo poderão ser utilizados como embasamento para elaboração de um programa de educação para o desenvolvimento da Comunidade Cristolândia, a fim de propor estratégias conduzam a uma maior conscientização ambiental.

Biografia do Autor

Albanice Souza dos Ramos, UFAM

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Campus Vale do Rio Madeira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Larissa de Souza Saldanha, UFAM

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Campus Vale do Rio Madeira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Eulina Maria Leite Nogueira, PPGECA/IEAA/UFAM

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECA/IEAA/UFAM)

Renato Abreu Lima, IEAA/UFAM

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/IEAA/UFAM).

Publicado
2021-07-11
Seção
Artigos