Desastres Ambientais e Educação Ambiental: análise das pesquisas acadêmicas do banco de teses e dissertações do Projeto EArte no período de 1981 a 2016

Autores

  • Camila Kazumi Kitamura Mattioli Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2019-15003

Resumo

Esta investigação analisa nas teses e dissertações brasileiras em Educação Ambiental os significados atribuídos aos desastres ambientais. A pesquisa busca elucidar que ideias estão presentes no debate sobre os desastres ambientais nas pesquisas em Educação Ambiental até o ano de 2016 e suas implicações para os processos de “desterritorialização nos desastres ambientais”. O trabalho é uma “pesquisa bibliográfica”, no qual aplica-se análise de conteúdo ao corpus documental. Foram identificadas três categorias com temáticas emergentes da análise exaustiva do material. Observou-se uma tendência em discutir os desastres ambientais em uma abordagem que considere as dimensões sociais e naturais articuladas às questões políticas que envolvem a temática. Conclui-se também sobre a ausência de uma discussão profunda da desterritorialização associada aos desastres, temática fundamental segundo os pressupostos teóricos do presente trabalho.

Biografia do Autor

Camila Kazumi Kitamura Mattioli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). 

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação Escolar pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP-Araraquara). Professor do Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias(DECMT) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro(UFTM). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC-UFTM)

Downloads

Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Artigos