Contextos educacionais e temas de estudos presentes em relatos de pesquisas em Educação Ambiental divulgados em periódicos nacionais

Resumo

A partir da expansão do campo de pesquisa em Educação Ambiental (EA) no Brasil, este estudo tem como objetivo analisar as tendências de relatos de pesquisa publicados em periódicos nacionais em EA. Foram analisadas 49 edições publicadas em 2014-2018, selecionadas no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as quais possuíam o termo "Educação Ambiental" no título e / ou subtítulo, disponível on-line e, explicitamente, estavam vinculados a alguma universidade no país. Os descritores utilizados foram inspirados no Projeto Estadual de Arte da Pesquisa na Educação Ambiental (EArte). Os conjuntos de descritores foram relacionados aos periódicos (ano de iniciação, número de volumes publicados, instituições responsáveis ​​e indicadores de internacionalização da produção) e aos relatórios de pesquisa (ano de publicação, contexto educacional e objeto de estudo). O trabalho foi realizado a partir da leitura dos títulos, resumos e, quando necessário, do texto completo. Apesar das especificidades quanto à distribuição da produção em cada periódico, há um predomínio de estudos que investigam o contexto escolar (51,7%) Com relação ao tema de estudo, artigos que identificam e discutem concepções, representações, percepções sobre elementos ligados à temática ambiental, compõem a maior parte da amostra analisada (31%). Espera-se contribuir para a discussão sobre a produção acadêmica veiculada pelos periódicos, em específico sobre os enfoques da pesquisa em EA privilegiados pelo campo.

Biografia do Autor

Dayane Santos Silva, Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro - SP

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro - SP.

Juliana Rink, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Doutora em Educação, Professora Associada - Unicamp, Campinas -SP.

Publicado
2021-12-30
Seção
Artigos