Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências

  • Brenda Braga Pereira Universidade Federal de Itajubá
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Janaina Roberta dos Santos Universidade Federal de Itajubá

Resumo

Há um número expressivo e qualificado de trabalhos acadêmicos que tratam das complexidades relacionadas com temas ambientais a partir de discussões que envolvem as áreas da educação ambiental e da educação em ciências. Nesse contexto, investigamos, a partir de teses e dissertações da área da educação ambiental, compreensões sobre a ideia de complexidades relacionada aos discursos que envolvem educação ambiental e educação em ciências. Do ponto de vista metodológico, esse é um trabalho que se articula com pesquisas denominadas de estado da arte. Para a construção do corpus documental utilizamos o banco de teses e dissertações do EArte (Estado da Arte em Educação Ambiental). Selecionamos vinte teses e dissertações para compor o corpus documental dessa investigação. Para a análise desse material utilizamos o procedimento da Análise de Conteúdo. Construímos quatro categorias: “Pensamento Complexo”, “Sistemas Complexos”, “Complexificação” e “Complexidades e Práticas Pedagógicas”. Podemos apontar que a ideia de complexidade é frequentemente sustentada nesses trabalhos a partir das considerações de Enrique Leff, Edgar Morin e Ilya Prigogine. Todavia, as considerações teóricas de Morin predominam nesses trabalhos, indicando uma perspectiva de discutir a complexidade mais pela via da complexificação da realidade e do pensamento do que pela consideração da complexidade inerente aos fenômenos naturais e sociais.

Biografia do Autor

Brenda Braga Pereira, Universidade Federal de Itajubá

Mestre em Educação em Ciências (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI).

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Educação (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho” - UNESP) Professor Associado da Universidade Federal de Itajubá.

Janaina Roberta dos Santos, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá.

Publicado
2021-07-10
Seção
Artigos