Impactos de características escolares sustentáveis no comportamento ecológico e no bem-estar infantil

Autores

  • Kelly Daiane Savariz Bôlla UNESC
  • Geraldo Milioli UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-15466

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de campo realizada em quatro escolas de ensino fundamental localizadas na Região Sul do Brasil, com objetivo de comparar o impacto de diferentes características escolares sobre a relação entre criança e natureza,  o bem-estar dos infantes e sua satisfação com a escola. Foram realizadas entrevistas individuais com crianças de quatro turmas de 4º ano, com professoras titulares e com as diretoras das instituições. A pesquisa indica que a união de determinadas características escolares tem a capacidade de favorecer tanto a construção de valores ecológicos e de atitudes e comportamentos sustentáveis, quanto a satisfação com a escola e o bem-estar dos alunos no ambiente escolar, contribuindo para a construção de sociedades sustentáveis.

Biografia do Autor

Kelly Daiane Savariz Bôlla, UNESC

Doutora em Ciências Ambientais (UNESC). Psicóloga. Pesquisadora colaboradora no Laboratório Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (LABSDMA/PPGCA/UNESC).

Geraldo Milioli , UNESC

Sociólogo, Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Post Doctor no Departament of Environment and Resouce Studies (ERS), Faculty Environmental Studies (FES), University of Waterloo (UW), Canadá. Professor titular e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Coordenador do Laboratório Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (LABSDMA/PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). 

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos