Educação socioambiental a partir da economia circular: integrando ambientes formais e não-formais como modelo conceitual para valorização de recursos orgânicos

Autores

  • Sergiane Kellen Jacobsen Will Cirimarco Instituto Federal Fluminense
  • Cíntia Mara Ribas de Oliveira UP

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-16346

Resumo

Os resíduos sólidos orgânicos constituem uma parcela representativa dos resíduos produzidos pela sociedade moderna. Na ótica da economia circular (EC), no entanto, é possível que esses materiais sejam considerados não mais como resíduos, mas sim como recursos orgânicos, visto seu potencial nutritivo e econômico. Partindo da educação como ferramenta de ressignificação de saberes e multiplicação de valores, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual de ações e diretrizes de educação socioambiental com foco na abordagem do ciclo de vida dos alimentos, sob a ótica da EC, com vistas à valorização de recursos orgânicos. O estudo envolveu permissionários de um Mercado Municipal e discentes do ensino médio de um colégio público estadual de uma cidade brasileira de médio porte. A coleta de dados qualitativos ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A partir da realidade local foram estruturadas, de forma participativa, propostas socioeducativas para otimizar o ciclo de vida de alimentos. Como resultado, o modelo conceitual desenvolvido propõe a integração de multiplicadores do olhar sustentável, oriundos da comunidade local e de ambientes formais de ensino, em um processo da prática e para a prática, com vistas à promoção de atitudes orientadas à EC e, consequentemente ao desenvolvimento sustentável.

 

 

Biografia do Autor

Sergiane Kellen Jacobsen Will Cirimarco, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo-Curitiba/PR. Docente efetivo do Instituto Federal Fluminense Campos dos Goytacazes/RJ.

Cíntia Mara Ribas de Oliveira, UP

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná/PR. Docente titular da Universidade Positivo (UP) – Curitiba/PR. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Monitoramento e Modelagem de Impactos Ambientais na Universidade Positivo. Editora associada da Revista Brasileira de Ciências Ambientais. Membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia. Membro do Conselho Gestor de Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba. Representante da Universidade Positivo no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema/PR e no Comitê das Bacias do Alto Iguaçu/PR e Afluentes do Alto Ribeira/PR.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos