A temática ambiental na formação de pedagogos: perspectiva freireana nos documentos oficiais

Autores

  • Maria Auxiliadora da Silva Rivoli UNIFEI
  • Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano UNIFEI
  • Janaina Roberta dos Santos UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-16602

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou a presença da temática ambiental em documentos oficiais relacionados à formação de pedagogos. Adotou-se na investigação a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho documental e foi observado que em parte dos documentos constam palavras, expressões e frases que enfatizam a temática ambiental, porém a articulação desta com a formação docente é ainda incipiente. Foram analisados: Constituição Federal; LDB; DCN Curso de Pedagogia; Plano Nacional de Educação; Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Dos documentos pesquisados foram extraídos excertos referentes à temática ambiental e organizados em quadros que indicam aproximações com aspectos conservadores ou críticos da abordagem da temática ambiental. O presente estudo apresenta reflexões construídas a partir de elementos da teoria de Paulo Freire e pretende contribuir para o debate acerca da necessidade de inserção dessa temática nos cursos de formação de pedagogos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora da Silva Rivoli, UNIFEI

Pedagoga, Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (PPGEC/Unifei).

Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, UNIFEI

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (PPGEC/Unifei).

Janaina Roberta dos Santos, UNIFEI

Licenciada em Biologia, Mestre e Doutora em Educação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (PPGEC/Unifei).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos