Educação Ambiental: percepção dos estudantes do Ensino público de Campina Grande, Paraíba

Autores

  • Thayanna Maria Medeiros Santos UFPB
  • Lorena Nascimento Santos UESC
  • Edevaldo Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-16673

Resumo

Impactos negativos sobre o meio ambiente são resultado do estimulado consumismo e relação desarmoniosa entre grande parte da sociedade e o ambiente. Diante desse cenário, a Educação Ambiental, colocada como modelo educacional que objetiva o surgimento de uma nova ética ambiental, coloca-se fundamental em todos os níveis de ensino. Esse estudo objetivou avaliar a percepção ambiental dos estudantes do ensino público da cidade de Campina Grande, Paraíba. Respaldados pela aprovação da pesquisa no Conselho de Ética em Pesquisa, os dados foram coletados através de questionários aplicados com os voluntários selecionados, sendo esses estudantes regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio de 24 escolas públicas de Campina Grande, totalizando 1725 pessoas das quais 1561 foram entrevistados. Foi criada, validada e aplicada uma escala de medida, no modelo de Likert, sobre a percepção ambiental dos estudantes sobre temáticas ambientais como solo, resíduos sólidos, plantas e consumismo. Com base nos resultados obtidos, os estudantes, em sua maioria, apresentam um conhecimento prévio, porém superficial da temática em foco, o que não os permite possuir uma percepção crítica e reflexiva dos problemas ambientais de sua comunidade. Esse resultado indica a necessidade de um conjunto de ações interdisciplinares, contínuas e interconectadas visando aprofundar o debate da sustentabilidade e conservação ambiental nas escolas.

Biografia do Autor

Thayanna Maria Medeiros Santos , UFPB

Bacharel em Agroecologia. Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (PRODEMA/UFPB).

Lorena Nascimento Santos, UESC

Bióloga, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da  Universidade Estadual de Santa Cruz (PRODEMA/UESC).

Edevaldo Silva, UFCG

Biólogo, Mestre e Doutor em Química Analítica, Especialista em Ciências Ambientais e Análises Ambientais. Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Patos) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (PRODEMA/UFPB).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos