Fotografias da relação ser humano-natureza presentes nos Cadernos de Ciências da rede estadual paulista: possibilidades para a Educação Ambiental

Autores

  • Náyra Rafaéla Vido Rafaela Vido Unesp - Rio Claro
  • Dalva Maria Bianchini Bonotto Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-17191

Resumo

Diante dos problemas ambientais, uma educação ambiental crítica deve possibilitar a revisão dos padrões de relação ser humano–natureza a eles subjacentes.  A fotografia pode servir como possibilidade para esse trabalho, permitindo trabalhar com as dimensões de conhecimentos, valores e participação política voltadas a esse objetivo.  Assim considerando, a partir de um estudo documental de caráter qualitativo, analisamos fotografias envolvendo a relação ser humano-natureza presentes nos Cadernos de Ciências oferecidos às escolas estaduais pelo programa São Paulo Faz Escola em 2018. Identificamos fotos nas concepções utilitarista, sustentável e reparadora, mas neste texto abordaremos somente a utilitarista, que prevaleceu no material. Os resultados indicaram que as fotos poderiam favorecer um trabalho mais adequado, propiciando uma reflexão mais ampla da questão e uma compreensão mais apropriada da relação ser humano-natureza vigente, contribuindo para um tratamento crítico da questão ambiental.

Biografia do Autor

Náyra Rafaéla Vido Rafaela Vido, Unesp - Rio Claro

Mestre em Educação pela Unesp e professora de Ciências da rede pública estadual.

Dalva Maria Bianchini Bonotto, Unesp - Rio Claro

Doutora em Educação. Professora adjunta no Departamento de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação, onde atuou até a recente aposentadoria.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos