Um curso de educação ambiental para professores da educação básica e a questão da contextualização do ensino como diretriz metodológica.

Autores

  • Danilo Seithi Kato Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Biologia Educador LEB - Laboratório de Ensino de Biologia
  • Natalia Vieira de Carvalho licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais –SP. Professora do ensino básico da rede estadual no município de Batatais- SP.
  • Clarice Sumi Kawasaki Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) - Departamento de Educação. Ribeirão Preto-SP.

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol8.n2.p76-86

Resumo

O presente trabalho identificou as concepções de contextualização do ensino (CE) presentes em um curso de educação ambiental voltado para professores da educação básica do município de Batatais (SP), a partir da avaliação do projeto pedagógico deste curso e das sequências didáticas produzidas pelos professores participantes. A questão da CE surgiu em função da organização da proposta a partir de temas de ciências em uma abordagem contextualizada e regionalizada. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, analisando o conteúdo dos textos relacionados ao curso, a partir de uma categorização proposta por Kato e Kawasaki (2011). Os resultados demonstraram que, apesar do projeto pedagógico propor a CE em suas variadas perspectivas, o mesmo não acontece com as seqüências didáticas produzidas pelos professores participantes, que apresentaram concepções de CE voltadas em sua maioria para a perspectiva do cotidiano do aluno.

Biografia do Autor

Danilo Seithi Kato, Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Biologia Educador LEB - Laboratório de Ensino de Biologia

Doutorando em Educação pelo programa de pós graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP. Mestre em Educação, linha de pesquisa em Ensino de Ciências pela FE-USP. Licenciado em Ciências Biológicas pela FFCLRP-USP.

Downloads

Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

Artigos