Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental

Autores

  • Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, da Universidade Federal de São Carlos. Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA).
  • Haydée Torres de Oliveira Professora Titular do Departamento de Ciências Ambientais – DCAm da Universidade Federal de São Carlos. Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA).

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n2.p91-108

Resumo

Apesar de estarmos inseridos em uma civilização que cultua fortemente a imagem, o uso da fotografia na educação ambiental ainda é um aspecto pouco discutido em relação à interpretação de imagens, portanto, o arcabouço teórico ainda recorre aos campos das ciências sociais e comunicação. A pesquisa discute uso da fotografia na educação ambiental crítica, buscando, através do processo educativo, o desenvolvimento do que denominamos de olhares perceptivos - olhares capazes de compreender fotografias enquanto formas e espaços que constituem o indivíduo. A pesquisa foi pautada em metodologias participativas e utilizou o método de foto-elicitação com análise qualitativa. A coleta de dados foi durante um processo de formação de professoras(es), em uma escola municipal de Barra-BA, localizada em uma comunidade na caatinga. Conclui-se que a fotografia pode desempenhar um papel importante para a educação ambiental, constituindo uma estratégia transdisciplinar, potencialmente sensibilizadora, de expressão de sentidos e significâncias para os seres humanos.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos