Trajetórias da Construção da Identidade de Professoras do Ensino Básico como Educadoras Ambientais

Autores

  • Ariane Di Tullio Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos
  • Haydée Torres de Oliveira Profa. Associada IV – Laboratório de Educação Ambiental - LEA / Depto. de Ciências Ambientais (DCAm/UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p42-57

Resumo

Diante da expansão da educação ambiental (EA) no ensino formal, buscamos compreender as trajetórias por meio das quais professoras no ensino básico se aproximaram da EA, bem como os processos de construção da suas identidades como educadoras ambientais. Utilizamos como referencial teórico a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e a pedagogia dialógica de Paulo Freire, sendo que as narrativas das entrevistadas foram analisadas à luz da análise textual discursiva. Percebemos que as professoras têm se aproximado da EA principalmente pela via profissional, ainda que suas vivências pessoais tenham tido importância nessas escolhas. A inserção da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas e/ou a busca de formação contribuem para a construção de suas identidades como educadoras ambientais, ainda que heterogêneas e provisórias, sujeitas às oportunidades de atuação. As práticas também possibilitam sua identificação com os valores do ideário ambientalista em âmbitos profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Ariane Di Tullio, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos

Haydée Torres de Oliveira, Profa. Associada IV – Laboratório de Educação Ambiental - LEA / Depto. de Ciências Ambientais (DCAm/UFSCar).

Profa. Associada IV – Laboratório de Educação Ambiental - LEA / Depto. de Ciências Ambientais (DCAm/UFSCar).

Downloads

Publicado

2017-01-30

Edição

Seção

Artigos