A adoção da Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática pedagógica na Educação Ambiental (EA): possibilidades para o ensino e a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais

  • Job Antonio Garcia Ribeiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Osmar Cavassan Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Este estudo teórico apresenta e discute as demandas educacionais hodiernas, problematizando a fragilização de ações pedagógicas que não alcançam os objetivos propostos pela Educação Ambiental (EA). Ao abordar a tipologia de conteúdos e relacionar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais com os as diversas correntes ambientais, busca refletir sobre a promoção da competência ambiental e seus elementos constituintes. Defende que mudanças na estrutura de aprendizagem e nas variáveis que determinam a ação docente, quando concatenadas com uma prática educativa fundamentada na Aprendizagem Cooperativa (AC), podem contribuir para a ampliação do meio ambiente individual, ao promover o diálogo de saberes em grupos cooperativos.

Biografia do Autor

Job Antonio Garcia Ribeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado em Ciências Biológicas.

Mestre em Educação para a Ciências.

Doutorando em Educação para a Ciências.

Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência.

Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru

Osmar Cavassan, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Adjunto. Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Câmpus de Bauru – SP.

Publicado
2016-07-31
Seção
Artigos