Interculturadidade, exclusão e libertação em Paulo Freire na leitura de Enrique Dussel: Aproximações “Crítico-Metodológicas” para a pesquisa em Educação Ambiental

  • Cesar Augusto Costa Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Carlos Frederico Loureiro Professor na Faculdade de Educação/UFRJ e no Programa de Ecologia Social/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS-UFRJ.

Resumo

O propósito deste artigo é destacar alguns pressupostos e implicações políticas da pedagogia libertadora de Paulo Freire na leitura filosófica de Enrique Dussel, visando trazer contribuições crítico-metodológicas para as pesquisas em Educação Ambiental. Assim, nossa argumentação está sistematizada em três tópicos. No primeiro, reafirmaremos a relação intrínseca entre Paulo Freire e Enrique Dussel enquanto pensadores que buscam tematizar de forma radical a América Latina. No segundo tópico, versaremos sobre alguns pontos reflexivos da educação freireana na leitura filosófica de Enrique Dussel, destacando seu pensamento e sua crítica acerca do educador brasileiro. Por fim, buscaremos pensar filosoficamente a realidade latino-americana a partir das categorias “interculturalidade, exclusão e libertação” na compreensão dusseliana e freireana, as quais revelam a necessidade de questionar e refletir a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto societário capitalista imposto pelo pensamento eurocêntrico. Finalizaremos nosso trabalho, elencando a relevância política dos conceitos apontados para a pesquisa em Educação Ambiental crítica.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Costa, Universidade Federal do Rio Grande/FURG
Sociólogo. Doutor em Educação Ambiental/FURG. Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS-UFRJ.
Carlos Frederico Loureiro, Professor na Faculdade de Educação/UFRJ e no Programa de Ecologia Social/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS-UFRJ.
Doutor em Serviço Social/UFRJ. Professor na Faculdade de Educação/UFRJ e no Programa de Ecologia Social/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS
Publicado
2015-07-06
Seção
Artigos