Conhecimento de plantas medicinais e relação com o ambiente por alunos de duas escolas de ensino fundamental do município de Viçosa do Ceará, Ceará

  • Idelson Pereira de Oliveira
  • Melise Pessôa Araújo
  • Victor de Jesus Silva Meireles
  • Jesus Rodrigues Lemos Universidade Federal do Piauí-UFPI Campus Ministro Reis Velloso

Resumo

Resumo: O uso de plantas entre as populações nordestinas indica um grande conhecimento dos recursos do ambiente e um sistema próprio de utilização desses recursos. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo verificar se há diferença entre o conhecimento acerca do uso medicinal de plantas apresentado por alunos de duas escolas de Ensino Fundamental da zona rural e urbana no município de Viçosa do Ceará. O numero de citações de plantas medicinais diferiu significativamente nos grupos da escola urbana e rural, sendo que estes últimos demonstraram um maior conhecimento. Não foi verificada diferença acentuada quando comparada à diversidade de espécies citadas. Das plantas citadas pelos alunos da escola de zona urbana, metade foi similar àquelas também referidas pelos alunos da escola rural. Verificou-se que o conhecimento que as novas gerações possuem a respeito de plantas medicinais é relativamente representativo, sendo a família, os principais transmissores do mesmo. Tais práticas ainda são comuns dentro dos grupos analisados.

 

Palavras-chave: Etnobotânica. Conhecimento tradicional. Meio Ambiente.

Biografia do Autor

Jesus Rodrigues Lemos, Universidade Federal do Piauí-UFPI Campus Ministro Reis Velloso

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1995), Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado no Royal Botanic Gardens, Kew, Londres (2006 e 2013). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Florística e Fitossociologia da vegetação de caatinga e Fitogeografia do semi-árido brasileiro. Atualmente é Professor Adjunto IV do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba).

Publicado
2016-07-31
Seção
Artigos