Educação Ambiental no ensino formal: Atuação do professor nas escolas municipais de Cruz Das Almas - BA

Autores

  • Vanessa Ribeiro dos Reis Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Girlene Santos de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Viviane Borges Dias Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol11.n1.p52-65

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida entre junho e outubro de 2014 e objetivou-se analisar a prática docente vivenciada nas escolas da rede municipal de Cruz das Almas em relação à temática Educação Ambiental em disciplinas de Ensino Fundamental nos anos finais tendo como referências os PCN (BRASIL, 1998) e a PNEA (BRASIL, 1999). A metodologia utilizada para análise na pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso, através da aplicação de questionário a professores que lecionam do sexto ao nono ano do ensino fundamental de três escolas públicas da rede municipal, além disso, foi realizada entrevista informal com uma representante de cada escola e entrevista semiestruturada com uma representante da secretaria de educação do município. Um dos resultados apontou que a Educação Ambiental é inserida como disciplina no currículo de algumas escolas, entretanto acredita-se que essa abordagem deva ser feita a partir de um viés interdisciplinar.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro dos Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bolsista CAPES e Mestranda em Educação e Contemporaneidade (Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (campus I - Salvador). Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Girlene Santos de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Agronomia (Fisiologia Vegetal).  Professora Associada 1 – Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cruz das Almas-BA.

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutorado em andamento em Educação e Contemporaneidade. Mestre em Educação e Contemporaneidade. Professora Assistente – Departamento de Ciências Biológicas – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Campus Soane Nazaré de Andrade, Ilhéus-BA.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos