Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica

Autores

  • Wagner José de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p10-25

Resumo

Este artigo discute práticas de avaliação em ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em escolas e procura contribuir com alguns apontamentos e reflexões. A pesquisa buscou compreender a avaliação na EA a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos práticos construídos por professores da educação básica, analisando sob uma perspectiva fenomenológica.  Os resultados indicam que o trabalho avaliativo é predominantemente desenvolvido com baixo grau de planejamento, as atitudes são os critérios preferencialmente avaliados e a observação é a principal técnica empregada. A partir desses achados, busca-se contribuir com a discussão do tema na área, argumentando que a avaliação pode se revestir de um sentido formativo, desde que seja um processo planejado e gerador de reflexividade. Assim, reforça-se a necessidade de valorização dos saberes práticos produzidos pelos professores, tendo na pesquisa um suporte para a ampliação e o fortalecimento da EA na escola.

Biografia do Autor

Wagner José de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciado em Ciências Biológicas e Especialista em Educação do campo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE). Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/CNPq/UFRPE)

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta do Departamento de Biologia da UFRPE  e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFRPE). Coordenadora do GEPES/CNPq/UFRPE

Downloads

Publicado

2017-01-30

Edição

Seção

Artigos