Crianças com dificuldades motoras apresentam baixos níveis de aptidão física?

Autores

  • Marcel Morais de Almeida Santos Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, SP
  • Sandra Maria Lima Ribeiro Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, SP
  • Ana Maria Pellegrini Departamento de Educação Física, IB/ UNESP - Rio Claro, SP
  • Paulo Ricardo Higassiaraguti Rocha Departamento de Educação Física, IB/ UNESP - Rio Claro, SP
  • Cynthia Yukiko Hiraga Departamento de Educação Física, IB/ UNESP - Rio Claro, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/4342

Palavras-chave:

TTranstornos das Habilidades Motoras. Aptidão física. Desenvolvimento infantil.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar se crianças com dificuldades motoras apresentariam baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde em relação aos seus pares sem dificuldades. Dezesseis crianças com dificuldades motoras com aproximadamente oito anos foram pareadas em gênero e idade com outras 16 sem dificuldades motoras. Os participantes completaram os testes de aptidão física (sentar e alcançar, salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal e corrida de 9 minutos) e os de coordenação motora (MABC-2). Os resultados indicaram diferenças significativas no salto em distância parado, puxada em suspensão na barra modificado, abdominal, mas não para sentar e alcançar e corrida de 9-m. Os resultados são semelhantes aos publicados na literatura internacional, com exceção da corrida de 9 minutos. A ideia de que em algum grau a coordenação é necessária para executar tarefas de aptidão física e pode impactar no desempenho da aptidão física é discutida no presente trabalho.

Biografia do Autor

Marcel Morais de Almeida Santos, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, SP

Graduando do curso de Ciências da Atividade Física, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo. Graduando do curso de Engenharia de Produção na Universidade São Judas Tadeu. Atua principalmente nos seguintes temas: atividade física e qualidade de vida.

Sandra Maria Lima Ribeiro, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, SP

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecilia (1985), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2002), e livre-docência pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2012). Realizou estágio de pós doutorado no Human Nutrition Research Center on Aging- Boston-MA-TUFTS University (2011). Atualmente é professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades- USP, e orientador no programa de pós graduação em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT) da USP. Tem experiência nos seguintes temas: avaliação nutricional, nutrição e atividade física, nutrição e envelhecimento

Ana Maria Pellegrini, Departamento de Educação Física, IB/ UNESP - Rio Claro, SP

Graduada em Educacao Fisica pela Universidade de São Paulo (1963), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1973), obteve o titulo de Master of Science(1979) e o de Doctor of Philosophy (1982) na University of Illinois, C-U, nos Estados Unidos. Obteve o Titulo de Livre Docente em Controle Motor pelo Instituto de Biociencias da UNESP, Rio Claro (1989). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Educacao Fisica do IB/RC UNESP, atuando como docente no Curso de Graduacao em Educacao Fisica e no Curso de Pos-Graduacao em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. A producao academica concentra-se no Desenvolvimento Humano, nas sub-areas de Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor e Controle Motor e dirigida a questoes relativas as dificuldades de coordenacao motora, e da escrita manual. Busca novas tecnologias assim como programas de intervencao no trato com criancas com dificuldades de coordenacao motora. Recebeu o premio Jefferson Canfield da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor pelo merito cientifico e emblematica contribuicao para o desenvolvimento da area de Comportamento Motor no Brasil. Membro Titular do Conselho Nacional de Etica em Pesquisa - CONEP, Ministerio da Saude, desde dezembro de 2009.

Cynthia Yukiko Hiraga, Departamento de Educação Física, IB/ UNESP - Rio Claro, SP

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina-Pr. Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutorado em Filosofia (PhD) pela School of Psychology da University of Tasmania, Australia. Atualmente está na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Meu interesse em pesquisa é na área de comportamento motor humano, em específico nos temas envolvendo atenção, coordenação intermembros, deficit motor e ações manipulativas.

Downloads

Publicado

2012-12-17

Edição

Seção

Artigo Original