Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com diferentes contextos no ensino infantil

Autores

  • Décio Rodrigues Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.
  • Eric Leal Avigo Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.
  • Marlon Magnon Valdevino Leite Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Fisica e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.
  • Robson Alves Bussolin Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.
  • José Angelo Barela instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul e Depto de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.5016/7249

Palavras-chave:

desenvolvimento motor, habilidades motoras fundamentais, educação física

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de diferentes contextos no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e no crescimento somático de crianças no ensino infantil. Participaram deste estudo 50 crianças: 25 tiveram educação física com um professor da área e 25 crianças tiveram atividades com o professor responsável pela turma. Crianças foram avaliadas no início e final do ano letivo quanto a dados antropométricos, dobras cutâneas, medidas de atividade física e realizaram os subtestes do TGMD-2. No início do ano letivo, nenhuma diferença foi observada entre os grupos. No final do ano letivo, crianças que tiveram atividades com o professor da sala apresentaram redução no nível de atividade física, enquanto que crianças com educação física com o professor especialista apresentaram manutenção no nível de atividade física e melhor desenvolvimento das habilidades motoras. O envolvimento em diferentes contextos de aulas de educação física não é suficiente para promover alteração somática em crianças ao longo do ano letivo. Entretanto, educação física com o professor especialista melhora o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e promove manutenção do nível de atividade física em crianças no ensino infantil.

Biografia do Autor

Décio Rodrigues, Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

Graduado em Educação Física pela Faculdades Integradas de Guarulhos e Mestrando em Ciências do Movimento Humano, Universidade Cruzeiro do Sul. Professor da rede estadual de ensino de São Paulo e Coordenador do programa Escola da Família.

Eric Leal Avigo, Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

Graduado em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestrando em Ciências do Movimento Humano, Instituto de Ciências do Movimento Humano, Universidade Cruzeiro do Sul. Professor da rede de ensino fundamental.

Marlon Magnon Valdevino Leite, Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Fisica e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

Graduando em Educação Física e membro do Laboratório de Análise do Movimento, Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte da Universidade Cruzeiro do Sul. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq.

Robson Alves Bussolin, Laboratório de Análise do Movimento do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

Graduando em Educação Física e membro do Laboratório de Análise do Movimento, Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte da Universidade Cruzeiro do Sul. Estagiário de Iniciação Científica.

José Angelo Barela, instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul e Depto de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Licenciado em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Desenvolvimento Motor pela Universidade de Maryland, Estados Unidos (1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Estadual Paulista, com atuação na graduação, ministrando aulas no curso de Licenciatura em Educação Física. Também orienta e ministra disciplinas no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, linha de pesquisa Coordenação e Controle do Movimento Humano, Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos sub-temas: desenvolvimento e controle motor e controle postural.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original