ESTUDO BIOGEOGRÁFICO DE LíQUENS COMO VEGETAIS INDICADORES DE POLUIÇÃO AÉREA DA CIDADE DE CAMPINAS - SP.

Autores

  • Helmut TROPPMAIR

Resumo

No presente estudo o autor mostra que os líquens são vegetais sensíveis aos poluentes aéreos, podendo ser utilizados como indicadores do grau de poluição. Três aspectos são focalizados neste trabalho: a) Considerações gerais sobre a poluição do ar (tipos de fontes poluidoras, o tempo, a topografia, densidade e tipos de edificações e os espaços verdes); b) Os líquens e sua ecologia (fatores bióticos, edáficos e climáticos e a ocorrência de líquens em espaços urbanos); c) Zonas de poluição aérea em Campinas e suas causas (intensidade da poluição, caracterização das zonas). O trabalho conclui com uma série de sugestões que devem ser tomadas para minimizar o problema.

Biografia do Autor

Helmut TROPPMAIR

Departamento de Geografia e Planejamento Regional (Biogeografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

TROPPMAIR, Helmut. ESTUDO BIOGEOGRÁFICO DE LíQUENS COMO VEGETAIS INDICADORES DE POLUIÇÃO AÉREA DA CIDADE DE CAMPINAS - SP. Geografia, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–38, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/14757. Acesso em: 5 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>