Modelização gráfica à unidade de povoamento do modo de vida tradicional em São Paulo, Brasil

Autores

Resumo

O bairro rural foi historicamente a unidade pela qual as comunidades tradicionais se organizaram no contexto paulista. Trata-se de uma forma antiga de povoamento que resguarda importantes práticas sociais e ambientais. A necessidade de parâmetros mais específicos de identificação e reconhecimento a essas comunidades é atualmente o principal desafio na efetivação das políticas que garantem seus direitos. A coremática se apresenta, portanto, como um exercício fundamental de mapeamento, pesquisa e comunicação. Enquanto um método de modelização gráfica, seu foco é detectar as estruturas fundamentais do território e representá-las por coremas. Assim, o objetivo é propor uma modelização coremática ao território tradicional em São Paulo, entendido através do bairro rural. A caracterização dessa unidade, amparada pelos modelos propostos, foi estruturada em dois tópicos: conformação e reprodução; economia e manejo tradicional. Os modelos se mostraram relevantes ao traduzir graficamente um complexo conjunto de caracterizações teóricas, amparando uma revisão objetiva e uma leitura geográfica das estruturas e domínios elementares do território tradicional.

Biografia do Autor

Abner Matheus de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidades Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Édson Bolfe, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Engenheiro Florestal e Doutor em Geografia. Pesquisador em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Geografia, Professor e Pesquisador na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2024-04-17

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)