DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL NA MANTIQUEIRA DE MINAS: UM OLHAR SOBRE A ROTA DO CAFÉ ESPECIAL

Autores

Resumo

Caracterizado por ser o maior produtor de café do país, Minas Gerais apresenta o desenvolvimento de várias atividades turísticas ligadas ao café. O presente artigo, a partir de revisão bibliográfica, toma para estudo de caso a Rota do Café Especial do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, que engloba os municípios de Carmo de Minas e São Lourenço, na Serra da Mantiqueira. Conclui-se que a concessão de Indicação Geográfica do tipo Indicação de Procedência para a região, em 2011, agregou valor ao café produzido e impulsionou a atividade turística que já vinha sendo explorada pela empresa Unique Cafés nas fazendas locais. Assim, compreende-se a Indicação Geográfica como uma possível propulsora do turismo rural de café, devido à valorização do produto e do modo de produzir único a tal região.

Biografia do Autor

Vinícius Lopes Vilas Boas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas)

Estudante de graduação do curso "Licenciatura em Geografia" pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e atualmente participa do Programa de Residência Pedagógica. Também participou do "Projeto de Promoção às Indicações Geográficas - Eixo II", iniciativa do MEC/SETEC, entre 2022 e 2023, desenvolvendo interesse pelas áreas da Geografia Econômica e Geografia Agrária.

Mariana Bertozzi Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas)

Estudante de graduação do curso "Licenciatura em Geografia" pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica. Bolsista PIBIC/CNPq com pesquisa intitulada "Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Córrego da Serra em Poços de Caldas/MG". Áreas de interesse: Ecologia, Biogeografia e Geomorfologia.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos