Geografia escolar e o ensino de solos: o uso de metodologias ativas em turmas do Ensino Fundamental II

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar metodologias de ensino sobre o conteúdo “solo”, aplicadas em turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza empírica e quali-quantitativa, tendo como modalidade principal a pesquisa-ação desenvolvida na escola municipal Tiradentes em Campina Grande, PB, no ano de 2022. Os resultados apontam o engajamento das turmas envolvidas durante as atividades em equipe, contribuindo para a aprendizagem e fomentando a interação entre os alunos e o pesquisador. Conclui-se que discutir o conteúdo “solo”, a partir de metodologias ativas de ensino na Educação Básica, contribui para a formação cidadã, a sensibilização ambiental e, posteriormente, para a conservação e a proteção dos solos pelos discentes.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professor Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP). 

João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Livre Docente de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP). 

Igor José França de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Downloads

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Artigos