Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?

Autores

  • Theresa Maria Freitas Adrião Unicamp-FE
  • Teise de Oliveira Guaranha Garcia USP-FFCLRP

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448

Palavras-chave:

gestão escolar, privatização, educação básica

Resumo

O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se a reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico.

Biografia do Autor

Theresa Maria Freitas Adrião, Unicamp-FE

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professora assistente doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Desenvolve pesquisas na área Administração Educacional sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp.

Teise de Oliveira Guaranha Garcia, USP-FFCLRP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras –USP/Ribeirão Preto, onde atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (Mestrado). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, GREPPR-Ribeirão Preto.Desenvolve pesquisas na Área de Administração Educacional- Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-22

Como Citar

ADRIÃO, T. M. F.; GARCIA, T. de O. G. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 432–448, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)