A CRIANÇA E OS ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES ACERCA DAS IMPLICAÇÕES DA PARTICIPAÇÃO INFANTIL

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: crianças, direitos, participação infantil

Resumo

Este ensaio de natureza reflexiva tem como objetivo central discutir as mudanças ocorridas em relação à criança e à infância tendo como recorte a consideração da participação infantil enquanto uma grande transformação ocorrida nos modos de relação até então estabelecidos entre adultos e crianças, já que as crianças sempre foram uma categoria excluída socialmente. A partir disso apresentamos as seguintes questões norteadoras para esta reflexão: quais as possibilidades de participação infantil? Quais as mudanças necessárias na relação entre adultos e crianças para que estas possam participar de processos decisórios que as afetam? A presente reflexão buscará responder estes questionamentos que são centrais na discussão atual do campo teórico que concebe a criança como um ator social e sua participação nos vários âmbitos da sociedade, especificamente na organização dos espaços públicos. Entende-se que por meio dos Novos Estudos sobre a Infância, especialmente a partir da Sociologia da infância e de um Enfoque de Direitos, será possível pensar em formas de atuação das crianças na transformação da estrutura social. Palavras-chave: Crianças. Direitos. Espaços públicos. Participação infantil

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas
É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento na área de Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (UM/Portugal) e Pós-Doutorado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto. É docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) desta mesma instituição e é líder do Grupo de Pesquisa denominado "Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento".
Publicado
2018-05-02
Como Citar
OLIVEIRA, F. DE. A CRIANÇA E OS ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES ACERCA DAS IMPLICAÇÕES DA PARTICIPAÇÃO INFANTIL. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 57, p. 41-57, 2 maio 2018.