HABILIDADES SOCIAIS E PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Autores

  • Tássia Lopes de Azevedo Universidade Federal de São Carlos
  • Carolina Severino Lopes da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p298-319

Palavras-chave:

Educação Especial, Habilidades Sociais, Público-alvo da educação especial.

Resumo

Considerando a importância de um repertório de habilidades sociais adequado e usado de forma competente para ampliar as possibilidades de um desenvolvimento saudável e promissor, este estudo objetivou analisar a produção científica que aborda assuntos relacionados às habilidades sociais e ao público-alvo da educação especial. Utilizou-se, como fonte de dados, teses e dissertações indexadas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, publicadas entre os anos de 1999 a 2016. Foram encontrados 29 estudos, sendo nove teses e 20 dissertações. Os resultados evidenciaram que a maioria das pesquisas é de caráter descritivo, comparativo e correlacional, havendo escassez de estudos quase-experimentais. Tais dados remetem para a necessidade de investimentos na realização de estudos relacionados a essa temática específica, dada a importância do movimento inclusivo em nosso país. Palavras-chave: Educação Especial. Habilidades Sociais. Público-alvo da educação especial.

Biografia do Autor

Tássia Lopes de Azevedo, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos / UFSCar. Especialista em Reabilitação em Deficiência Visual e em Reabilitação Aplicada à Neurologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP. Professora Substituta no Departamento de Terapia Ocupacional na UFSCar (2014-2015). E-mail: tassialazevedo@gmail.com

Carolina Severino Lopes da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professora adjunta do departamento de Psicologia da UFSCar, com atuação nos cursos de Psicologia e Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência na área de Psicologia e Educação Especial atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência visual; habilidades sociais; práticas educativas para a prevenção de problemas emocionais e comportamentais na infância; famílias de crianças com diferentes deficiências.

Publicado

2018-08-30

Como Citar

AZEVEDO, T. L. de; LOPES DA COSTA, C. S. HABILIDADES SOCIAIS E PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 58, p. 298–319, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n58.p298-319. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11917. Acesso em: 25 abr. 2024.