EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO SUPERIOR

  • João Ricardo Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Tânia Suely Azebedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

No presente artigo discutimos a ideia de Educação como Prática da Liberdade, tendo em conta uma perspectiva emancipatória de Educação Integral para o Ensino Superior. Assim, refletimos sobre uma educação integral em contraposição à versão hegemônica e simplista de uma educação para o mercado e até mesmo em contraposição àquela que significa absorção de conhecimentos objetivos superiores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde buscamos uma síntese dinâmica entre autores/as marxistas e a discussão decolonial/pós-colonial. O horizonte teórico foi de um materialismo histórico dialético, mas sem descurar que os conhecimentos estão para além do olhar ocidental e que a ciência não é a única lógica de conhecimento válida. Tendo em vista que o conhecimento é não só reflexo da realidade, mas a interpretação deste, a busca por uma educação integral é também a busca por interconhecimento. O que nos leva a dessacralizar a universidade e a transformá-la em local de construção de relações democráticas. Palavras-chave: Educação Integral. Práticas da liberdade. Ensino Superior.

Biografia do Autor

João Ricardo Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará
Advogado, Bacharel em Direito, Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Organizador do Festival de Direitos, membro do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Cabano (NAJUP Cabano).
Tânia Suely Azebedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará
Pós-doutora em Psicologia (IP/USP). Doutora em Educação (URV/ES – FE/USP). Docente e Pesquisadora do PPGE e PPGSND/UFOPA. Líder do Grupo de Pesquisa Práxis, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Oficiber e membro do Grupo Histedbr. Implantou o Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia e atuou como Coordenadora até 2012, quando é redistribuída a convite para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atua também na implantação do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação da UFOPA, assumindo sua coordenação na Gestão 2013-2015. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional.
Publicado
2018-03-21