EVASÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DE UNIVERSIDADE CORPORATIVA: PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE/EMPREGADO

Palavras-chave: Pós-graduação. Estudante Trabalhador. Mídias Digitais. Evasão. Ensino a Distância.

Resumo

A pós-graduação em Gestão de Negócios é uma realidade e inovação na educação corporativa da instituição federal pesquisada, que, por motivos de segredo industrial não será revelada. O curso apresenta características inerentes à educação a distância (EaD), como distância no espaço e tempo e a autonomia do aluno. Com relação aos alunos dessa modalidade de ensino, torna-se importante identificar os motivos que levaram muitos deles a evadirem-se do curso. Para tanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar quais razões levaram o estudante, que é empregado da empresa, a se evadir desse curso. O instrumento, de caráter quantiqualitativo, continha questões fechadas com respostas a partir da escala Likert, para análise estatística descritiva inferencial, e uma questão aberta, em que foi utilizada a técnica de análise textual discursiva. Evidenciou-se que os motivos que levaram ao elevado número (41%) de evadidos no curso estão relacionados com: conciliação do tempo para as atividades de trabalho e a necessidade da presença nas atividades síncronas (aulas por videoconferência e provas); necessidade de maior articulação da universidade corporativa da empresa com os gestores dos empregados, no sentido de facilitar a participação destes nas atividades presenciais; sensibilização quanto aos aspectos trabalhistas, como férias e especificidades da realidade da empresa, como contingências e greves, entre outros fatores.

Referências

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Censo EAD.BR [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; Curitiba: InterSaberes. Disponível em: http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.

BÓS, A. J. G. EpiInfo sem mistérios: um manual prático. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Brasil. Lei nº 6.538 de 22 de junho de 1978. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6538.htm. Acesso em: 1 out. 2018.

EBOLI, M. O papel das lideranças no êxito de um sistema de educação corporativa. In: Revista de Administração de Empresas. v. 45, n. 4, p. 118-122. 2005. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/viewFile/37316/36079. Acesso em: 30 set. 2018.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD – A educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

VIEIRA, K. M.; DALMORO, M. Dilemas na Construção de Escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? In: XXXII Encontro da ANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpad, 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf. Acesso em: 30 set. 2018.

Publicado
2021-03-15