Do verbo lutar à justa raiva: práticas mambembes, o esperançar e o inédito viável como pedagogia do possível em Paulo Freire

Palavras-chave: Justa raiva. Esperançar. Práticas Mambembes. Retalhos de Experiências. Pedagogia do Possível.

Resumo

Neste centenário de Paulo Freire e 105 anos de Elza Freire, pensamos o quão importante é trazer e mostrar seu Esperançar em nossas ações para, com e pela Educação Popular. Assim, trazemos nossas narrativas por meio de Retalhos de Experiências em tempos de caos pandêmico, em forma de prosa, tomando um Cafeto com o nosso mais-velho. Nos acompanham nessa roda Elza, Nita, Bell Hooks e todxs aquelxs que participam dessa nossa Pedagogia do Possível, onde o mambembe, o inédito viável e a justa raiva se concretizam em cada desafio que nos é apresentado, em prol de nossa utopia de fazer e lutar por um outro mundo possível. Pegue sua xícara e tome assento, que já, já eu passo outro cafetinho quentinho pra nós!

 

Referências

FREIRE, Nita. Palavra Aberta - O legado da obra de Paulo Freire para a educação global contra-hegemônica. Educação em Revista Belo Horizonte. Dossiê – Paulo Freire: O Legado Global. v.35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ZspHkgFNJKzKK6qP3NRbzJw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

______. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 173p.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

MACHEL, Samora Moisés. Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder. FRELIMO – Imprensa Nacional – República Popular de Moçambique. Maputo,1979.

REGO, Noelia. Rodrigues Pereira. Subalternizadxs-Mambembes-Insurgentes: Práticas-Investigativas-Transformadoras e a Educação Popular como perspectivas de Trans-form-AÇÃO. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2019.

Publicado
2021-10-29
Como Citar
RODRIGUES PEREIRA REGO, N. Do verbo lutar à justa raiva: práticas mambembes, o esperançar e o inédito viável como pedagogia do possível em Paulo Freire. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, p. e32[2021], 29 out. 2021.