Se deus me chamar não vou: um olhar para as emoções da infância e da adolescência
Resumo
Este trabalho caracteriza-se como uma resenha do livro intitulado "Se deus me chamar não vou", da escritora Mariana Salomão Carrara (2019). Temos por objetivo realizar uma resenha crítica e reflexiva, destinada a professores e educadores da Educação Básica, especialmente aqueles que atuam com o Ensino Fundamental. Os principais pontos que nortearam as nossas reflexões foram dilemas, dúvidas, medos e outros sentimentos (demonstrados ou não) pela personagem principal do livro, que se assemelha à realidade de pré-adolescentes em idade escolar da contemporaneidade, cujas discussões nos conduzem à necessidade de ouvir e debater o sentido da vida e respeitar as diferentes emoções em sala de aula – fato importante para que se cumpram os objetivos gerais da Base Nacional Comum Curricular e engendrar o exercício do acolhimento e do diálogo entre as pessoas. As discussões realizadas entre a produção literária e a educação, em seu viés emocional, nos permitem ressaltar a importância de os educadores ampliarem o olhar e o cuidado com as emoções dos pré-adolescentes, que muitas vezes envolvem temas como a morte ou a solidão.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARRARA, M. S. Se deus me chamar não vou. Editora Nós, 2019. Kindle.
SPINOZA, B. Ética. Bilíngue Latim-Português. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018a.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia.
ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018b.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 1995.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas IV. Madrid: Visor, 1996.
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons