Presença do passado em cena: Benjamin, formação teatral e relatos de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v35.n.69.s18933Palavras-chave:
Formação teatral. Walter Benjamin. Memória. Educação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo trazer questionamentos e reflexões acerca da possibilidade de promover a educação teatral a partir de relatos de experiência. Portanto, desenha-se uma reflexão teórica por meio de um trabalho prático – uma oficina de teatro ofertada pelo primeiro autor deste texto e que serviu de base para a pesquisa de sua tese de doutorado. Buscando o aporte teórico de Walter Benjamin (1985), este trabalho procura conectar o ensino das artes cênicas ao campo da memória e à prática da contação das histórias de vida. Com isso, busca-se uma prática teatral mais democrática e horizontal, menos afeita ao virtuosismo acadêmico ou ao naturalismo das elites, e que adquira relevo por meio das narrativas do vivido, fazendo do passado uma experiência única e pontificando as artes dramáticas à realidade de quem a pratica.
Referências
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BOAL, A. “Exilado”. Caros amigos. Ano IV. n. 48. mar. 2001. Entrevista concedida a Marina Amaral, Marco Antônio Rodrigues, Carlos Castelo Branco et al. p. 28-33.
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
BORGES, J. L. Outras inquisições. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DOUEK, S. S. Memória e exílio. São Paulo: Escuta, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GABNEBIN, J. M. Walter Benjamin: os cacos da história. 2. ed. Trad. Sônia Salzstein. São Paulo: Brasiliense, 1993.
ICLE, G. Pedagogia teatral como cuidado de si. São Paulo: Hucitec, 2010.
MATOS, O. C. F. A Escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993.
PEREIRA, D. M. A. Revivências: a docência teatral a partir das narrativas do vivido. 2022. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Biociências, UNESP. 2022.
STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. 31. ed. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
SOLER, M. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. São Paulo: Hucitec, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons







