Moralidade e Moral Ecológica: contribuições para a prática docente

Autores

  • Ligiane Raimundo Gomes Departamento de Educação do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES

Palavras-chave:

desenvolvimento, moralidade, moral ecológica, educação

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar se a aquisição da noção de respeito ao meio ambiente, que denominamos “moral ecológica”, é construída durante o desenvolvimento infantil, solidariamente à construção da moralidade, pressupondo que a noção de respeito no domínio ecológico é a mesma que fundamenta a conquista da autonomia moral. Para esta investigação, foi tomada uma amostra de 15 participantes, sendo cinco por faixa etária – de 6 a 8 anos, 10 a 11 anos e 13 a 15 anos. Mediante o método clínico piagetiano, contava-se às crianças e adolescentes dois conjuntos de histórias: três histórias foram retiradas dos estudos de Piaget sobre a moralidade, focalizando a consciência das regras e as noções de mentira e justiça, e outras quatro histórias hipotéticas foram formuladas especificamente para estudar o respeito ao meio ambiente, focalizando, respectivamente, a coleta seletiva, a extinção das aves, a poluição de um rio e o corte de árvore. Os depoimentos dos participantes foram analisados segundo o referencial teórico de Piaget no que se refere à moralidade, recorrendo-se, também, a alguns estudiosos que ao longo dos anos vêm ampliando o campo de aplicação da teoria piagetiana. A análise dos dados nos permitiu estabelecer três níveis para o desenvolvimento da noção de respeito ao meio ambiente, comprovando que a moral ecológica tem uma dimensão psicogenética e que existe relação entre o desenvolvimento da moralidade e a aquisição da moral ecológica.

Biografia do Autor

Ligiane Raimundo Gomes, Departamento de Educação do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES

Doutora pela Faculdade de Ciências e Letras –UNESP/Campus Araraquara. Professora do Departamento de Educação do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES

Downloads

Publicado

2010-01-12

Como Citar

GOMES, L. R. Moralidade e Moral Ecológica: contribuições para a prática docente. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 34, p. 151, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2944. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos