Comparação de Duas Experiências de Sondagens na Alfabetização: Brasil e Alemanha

Autores

  • Claudia Riolfi Universidade de São Paulo
  • Diana Schuler Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
  • Valdir Barzotto Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

alfabetização, sondagem, formação de professores.

Resumo

Nosso objeto consiste nos registros de sondagens realizadas por professores alfabetizadores. Interessando-nos por circunscrever quais são os saberes mobilizados por eles para registrar um dado estado de conhecimento, nossa interrogação incidiu sobre as habilidades e os conhecimentos necessários para que um profissional possa registrar o estado da articulação feita pela criança no que diz respeito às habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para escrever. Para tanto, analisamos registros de sondagens coletados em dois ambientes distintos: uma escola municipal da cidade de São Paulo e uma escola estadual em Berlim. A análise dos dados mostrou que a professora brasileira não registra qualquer comentário descritivo ou analítico, limitando-se a aplicar uma grade de verificação previamente estabelecida. Por sua vez, mesmo na escola alemã, que preserva a memória da escolarização do aluno, as anotações feitas pela professora são imprecisas e genéricas, não se prestando plenamente para a partilha de informações a respeito da criança com outros profissionais. Assim, concluímos que, para terem maior relevância pedagógica, as sondagens só teriam sentido em uma escola vista como lugar de pesquisa.

Biografia do Autor

Claudia Riolfi, Universidade de São Paulo

Psicanalista, doutora em Lingüística, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP.

Diana Schuler, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Doutoranda em Literatura Brasileira no Centro de Pesquisas sobre os Países de Língua Portuguesa (CREPAL) – Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, professora na Escola Estadual de Ensino Fundamental Grundschule Neues Tor, em Berlim.

Valdir Barzotto, Universidade de São Paulo

Doutor em Lingüística, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP.

Downloads

Publicado

2009-11-16

Como Citar

RIOLFI, C.; SCHULER, D.; BARZOTTO, V. Comparação de Duas Experiências de Sondagens na Alfabetização: Brasil e Alemanha. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 34, p. 133, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2995. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos