O Uso da DEA como Ferramenta Alternativa da Gestão Escolar na Avaliação Institucional

Autores

  • Antonio Carlos Miranda Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
  • Sueli Carrijo Rodrigues Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

Análise por Envoltória de Dados (DEA). Sistema de ensino. Avaliação. Indicadores de qualidade em educação. Análise de dados quantitativa.

Resumo

Este artigo é parte das reflexões realizadas por ocasião do desenvolvimento das teses de doutorado defendidas, em 2005 e 2008, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. O mote foi explorar a metodologia da aplicação da DEA na avaliação do desempenho de escolas municipais e estaduais de educação básica. Uma das características da DEA é possibilitar a construção e a análise dos dados, respeitando a escola isoladamente, ao mesmo tempo em que constrói uma fronteira de eficiência para cada instituição, a partir de critérios que não são arbitrários ou estranhos às mesmas. Entende-se que cada escola tem um conjunto de “recursos” (infraestrutura, número de professores, apoio técnico, biblioteca, etc.) e que deve obter alguns “resultados” (número de alunos aprovados, proficiência dos alunos, redução da violência na escola, etc.). A DEA permite que se observe a relação (recursos e resultados) dentro de uma escola olhando simultaneamente para o conjunto das escolas analisáveis. Por conseguinte, optou-se em pontuar duas importantes decisões metodológicas: a orientação do modelo DEA e a utilização de pesos no tratamento de dados educacionais. Ademais, apresentamos uma síntese operacional para a execução da DEA. Por fim, concluímos que a DEA pode se tornar uma ferramenta prática e muito útil para os gestores, pois relaciona recursos e resultados, agregados a outras informações, de maneira simples e de fácil entendimento.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Miranda, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Prof. Dr. do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Sueli Carrijo Rodrigues, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Faculdade de Educação Física Centro de Ciências da Saúde

Downloads

Publicado

2010-09-23

Como Citar

MIRANDA, A. C.; RODRIGUES, S. C. O Uso da DEA como Ferramenta Alternativa da Gestão Escolar na Avaliação Institucional. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 163, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3464. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos