Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano

Autores

  • Míriam Martinez Guerra Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo UNESP - Rio Claro

Palavras-chave:

Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros.

Biografia do Autor

Míriam Martinez Guerra, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras e Pedagogia. Mestrado em Ensino de Línguas e Literatura (MELL) pelo Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

GUERRA, M. M.; CAMARGO, M. R. R. M. de. Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 39, p. 139–159, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)