Avaliação Institucional Participativa em Escolas Públicas de Ensino Fundamental

Autores

  • Geraldo Antonio Betini UNICAMP

Palavras-chave:

Avaliação Institucional Participativa. Participação. Gestão escolar. Políticas públicas. Qualidade social da educação.

Resumo

Uma das questões em pauta hoje em educação diz respeito à participação da comunidade na vida da escola. Comunidade entendida como todos os atores da escola, ou seja, direção, professores, funcionários, alunos e pais. Esse texto tem como objetivo apresentar algumas categorias que se destacaram, na implementação da Avaliação Institucional Participativa, em escolas públicas de ensino fundamental. Essas categorias emergiram de pesquisa, realizada no doutorado na UNICAMP, em escolas públicas de ensino fundamental de Campinas-SP. Trabalhos de participação, previamente existentes nas escolas, bem como o papel da direção aparecem como fundamentais, na condução de implementação de Projetos de Avaliação Institucional Participativa. Não se exclui desse processo a importância do poder público que, por meio de suas políticas de educação, pode aumentar as condições objetivas de trabalho das escolas. A Avaliação Institucional Participativa se apresenta como possibilidade na busca da qualidade social da educação oferecida às camadas populares que têm, nas escolas públicas, uma das poucas oportunidades de se apropriar do conhecimento sistematizado pela humanidade.

Biografia do Autor

Geraldo Antonio Betini, UNICAMP

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador colaborador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos , LOED, FE, UNICAMP

Downloads

Como Citar

BETINI, G. A. Avaliação Institucional Participativa em Escolas Públicas de Ensino Fundamental. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 117, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4089. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)