Implicações da Avaliação em Larga Escala no Currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo

Autores

  • Sandra Zákia Sousa USP
  • Paulo Henrique Arcas

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala. Avaliação da aprendizagem. Currículo escolar. Política educacional.

Resumo

O propósito deste artigo é de analisar implicações da avaliação em larga escala no currículo escolar, particularmente na avaliação da aprendizagem. Pretende-se explorar seu potencial de controle e conformação do trabalho escolar. Para tanto, tomar-se-á como referência iniciativas de política educacional em realização no estado de São Paulo, discutindo eventuais repercussões. Dados de pesquisas realizadas em escolas da rede serão apresentados ao focalizar a avaliação da aprendizagem, em especial as de ARCAS (2009) e FREIRE (2008).

Biografia do Autor

Sandra Zákia Sousa, USP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo, USP. Professora do Mestrado em Educação da UNICID e Professora Colaboradora da Faculdade de Educação da USP - Universidade de São Paulo.

Paulo Henrique Arcas

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP - Universidade São Paulo. Professor de Educação Básica da rede estadual paulista.

Downloads

Como Citar

SOUSA, S. Z.; ARCAS, P. H. Implicações da Avaliação em Larga Escala no Currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 181, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4091. Acesso em: 20 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos