O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores

Autores

  • Fernanda Rossi UNESP - Rio Claro
  • Dagmar Hunger Unesp Bauru - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n42.p72-89

Palavras-chave:

Globalização, Políticas Educacionais, Formação Continuada de Professores

Resumo

A formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes de dados a produção da literatura e a análise documental. Constatou-se que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global e ideário neoliberal, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, é mais que um projeto formativo, é um projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado.

Biografia do Autor

Fernanda Rossi, UNESP - Rio Claro

Licenciada em Educação Física - Unesp Bauru; mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Área de Concentração: Pedagogia da Motricidade Humana - UNESP Rio Claro - Bolsista Fapesp.

Dagmar Hunger, Unesp Bauru - Rio Claro

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física/FC - Unesp Bauru e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade - UNESP Rio Claro Bolsista Produtividade CNPq PQ-2

Downloads

Publicado

2013-04-12

Como Citar

ROSSI, F.; HUNGER, D. O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 72–89, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p72-89. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4965. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos