Breve retrato da atuação dos Grupos Empresariais Objetivo, COC e Positivo nos municípios do estado de São Paulo

Autores

  • Luciana Sardenha Galzerano Faculdade de Educação - UNICAMP
  • Roberta Cristina Gobi Faculdade de Educação - UNICAMP
  • Kátia Tamara Luiz Faculdade de Educação - UNICAMP

Palavras-chave:

Parceria público-privada. Sistema apostilado de ensino. Grupo Empresarial Objetivo. Grupo Empresarial COC. Grupo Empresarial Positivo.

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma breve apresentação acerca da origem, do funcionamento e da inserção no mercado educacional paulista, enfatizando o período de 2001 a 2010, de três grandes Grupos Empresariais – Objetivo, COC e Positivo – bem como caracterizar os produtos e serviços que integram seus “sistemas educacionais”. Para além da atuação no setor privado de ensino, tais Grupos têm se destacado por sua ampliação na rede pública, através da adoção de seus respectivos “sistemas apostilados de ensino” por um número significativo de municípios paulistas. Os dados referem-se a levantamento realizado pelas autoras durante desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica. Observam-se muitas semelhanças na trajetória e na atuação desses três Grupos e uma intensa e crescente oferta de seus respectivos “sistemas de ensino” para as redes públicas, gerando conseqüências como padronização de conteúdos escolares, padronização de qualidade e transferência de responsabilidades do setor público para a esfera privada.

Downloads

Como Citar

GALZERANO, L. S.; GOBI, R. C.; LUIZ, K. T. Breve retrato da atuação dos Grupos Empresariais Objetivo, COC e Positivo nos municípios do estado de São Paulo. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 21, n. 38, p. 98–113, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5267. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos