O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido

Autores

  • Valdeni da Silva Reis Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126

Palavras-chave:

Prática pedagógica, ensino de língua estrangeira, ensino de gramática, ensino significativo

Resumo

Muito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é discutir as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico.

Biografia do Autor

Valdeni da Silva Reis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professora Adjunta da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) na área de Língua Inglesa e Ensino. Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada também pela UFMG. Pelo período de um ano (2009-2010) desenvolvi minha pesquisa e participei de outras pesquisas ligadas à aprendizagem e ao ensino como Pesquisadora Visitante na School of Teaching and Learning / College of Education and Human Ecology - The Ohio State University (OSU) - EUA (Bolsista CAPES PDEE). Investigo o ensino-aprendizagem de inglês como LE em uma Unidade Sócioeducativa para adolescentes em conflito com a lei. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em ensino-aprendizagem de LE - Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de diários/journals; reflexão; análise de discurso; formação de professores; formação continuada; estrangeirismos; reestrutruação da prática pedagógica; representações, ensino de inglês para alunos em privação de liberdade.

Downloads

Publicado

2013-04-12

Como Citar

REIS, V. da S. O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 106–126, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p106-126. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5507. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos